Portal do Santo Daime - Doutrina do Mestre Irineu

Matéria

O Jardim de Belas Flores do Mestre Raimundo Irineu Serra

    O Hinário "O Cruzeiro Universal" comentado por Juarez Duarte Bomfim

 

A doutrina do Santo Daime é praticada através de culto essencialmente musical. Um de seus principais ritos denomina-se hinário ou "bailado", quando, nas datas festivas do calendário cristão, os adeptos (fardados) organizam-se no salão em pelotões de formação quadrilátera (ou hexagonal), separados por gênero, cujos movimentos simples do corpo e compasso dos hinos são marcados pelo toque dos maracás, e dessa forma, cantam e bailam hinos de louvor a Deus e aos Seres Divinos, assim como cânticos de instrução moral.

Os hinos expressam o contato do daimista com a realidade sagrada, são revelações divinas manifestadas em forma musical. O hinário mais importante é O Cruzeiro Universal, do fundador da doutrina, o mestre Raimundo Irineu Serra, e o conteúdo das mensagens trazido na forma de poesia musicada expressa a base religiosa e filosófica da doutrina.

São cânticos de estrutura melódica simples, versos rimados, principalmente o segundo com o quarto verso da estrofe, e são entoados e repetidos todas às vezes, ou apenas repetidos os dois versos finais da estrofe, a depender do hino. A linha melódica corresponde aos gêneros musicais de valsa, mazurca ou marcha.

Neste trabalho, apresento a letra do hino seguida da exegese (interpretação, explicação) parcial do hinário do Mestre Irineu. Os hinos dão margem a várias exegeses, hermenêuticas, devido a isso, cabe salientar que esta é apenas uma entre muitas possíveis exegeses, e não tem pretensão de esgotar o assunto.

As cifras e partituras que ilustram esse trabalho foram gentilmente cedidas por Marco e Gisele Gracie Imperial (2004 Rainha do Mar-RJ). Para eles enviamos os nossos eternos agradecimentos.

A metodologia empregada foi naturalmente se impondo conforme o desenvolvimento da análise. Inicialmente, procuramos compreender os hinos a partir dos textos bíblicos e da filosofia cristã, dado ao enunciado original de que a doutrina do Santo Daime é a Santa Doutrina do Nosso Senhor.

Se for o caso da temática do hino, compete também fazer um estudo de religião comparada, devido ao ecletismo evolutivo da doutrina, proclamado estatutariamente.

Do mesmo modo, cabe objetivar compreender os hinos à luz da antropologia e demais ciências sociais que se debruçam sobre o fenômeno da religiosidade ayahuasqueira.

Na contextualização do recebimento dos hinos aproveitamos para contar a história da Doutrina, aparentemente de narrativa fragmentada, mas que pretende, ao término do trabalho, formar um mosaico compreensivo da doutrina de Juramidam.

Concluímos o estudo com devoção, entendendo os hinos como obras de louvor e de instruções morais, agradecendo o muito que Mestre Irineu nos tem dado com suas orações sálmicas.

Boa leitura!

 

Notas:

(*) Juarez Duarte Bomfim é sociólogo e Mestre em Administração pela UFBA; doutor em Geografia Humana pela Universidade de Salamanca, Espanha, e professor-assistente do DCHF-UEFS, na Bahia. Na vida espiritual é um "soldado da Rainha" ou "soldado do General Juramidam", discípulo devotado aos ensinos do Mestre Raimundo Irineu Serra. Contato: juarezbomfim@uol.com.br


Depoimento em PDF Download do livro completo

 

1. Lua Branca

2. Tuperci

3. Ripi

4. Formosa

5. Refeição

6. Papai Paxá

7. Dois de Novembro

8. A Rainha me Mandou

9. Mãe Celestial

11. Unaqui

12. Meu Divino Pai

13. Estrela D'Alva

16. A Minha Mãe é a Santa Virgem

17. Meu Divino Pai do Céu (Confissão)

22. Palmatória

25. Oferecimento

27. Seis Horas da Manhã

29. Sol, Lua, Estrela

30. Devo Amar Aquela Luz

31. Papai Samuel

34. Estrela Brilhante

36. Amigo Velho

37. Maresia

38. Flor de Jagube

39. Centro Livre

43. O Prensor

      46. Eu Balanço

47. Sete-Estrelas

50. Salomão

52. A Febre do Amor

53. Virgem Mãe Divina

55. Disciplina

56. Santa Estrela que me Guia

57. Eu Convido os Meus Iirmãos

60. Laranjeira

64. Eu Peço a Jesus Cristo

65. Eu Vou cantar

66. São João

67. Olhei para o Firmamento

68. Chamei lá nas Alturas

69. Passarinho

71. Chamo o Tempo

72. Silencioso

74. Só Eu Cantei na Barra

75. As Estrelas

78. Nas Virtudes

80. Chamo a Força

81. Professor

82. Campineiro

84. Ia Guiado pela Lua

86. Eu Vim da Minha Armada

91. Choro Muito

      92. Sou Humilde

93. No Cruzeiro

95. Mensageiro

97. Centenário

102. Sou Filho Dessa Verdade

104. Sexta-Feira Santa

108. Linha do Tucum

109. Tudo, Tudo

110. De Longe

111. Estou Aqui

113. Sigo Nesta Verdade

115. A Batalha

117. Dou Viva à Deus Nas Alturas

118. Todos Querem Ser Irmãos

119. Confia

124. Eu Tomo Esta Bebida

126. Flor das Águas

126b. Marchinha (Instrumental)

127. Eu Pedi

128. Eu Cheguei Nesta Casa

129. Pisei na Terra Fria

Diversões: 5 - Aurora da vida

 

Fonte: Revista Virtual Arca da União

11/06/2008


mestreirineu.org
 
capa artigos matérias noticias entrevistas recomendacoes sobre
2009 Portal do Santo Daime