113. Sigo Nesta Verdade


Sigo nesta verdade
Nunca pensei em voltar
Sigo neste caminho
Para um dia eu alcançar

Eu como filho de Vós
Se um dia eu merecer,
Quero que Vós me conceda
Para eu ter o mesmo poder.

A minha Mãe que me diz
Que tudo eu tenho que vencer
Sigo neste caminho
Nada eu tenho a temer

Eu canto e torno a cantar
Para seguir o meu destino
Recebendo a Santa Luz
Da Santíssima Mãe Divina

Quando eu cheguei nesta casa
Estrondo de palmas me deram
Meu chefe me recebeu
O dono de todo Império.

 

A doutrina do Santo Daime é caracterizada neste hinário sempre com o sentido de direção: linha, estrada, “ponto destinado”, caminho... são os termos utilizados para se classificar essa escola espiritual. E como em todo caminho, o objetivo maior é o alcance da meta para a qual se foi designado. No caso, a iluminação divina, a auto-realização.

Quando eu cheguei nesta Casa
Estrondo de palmas me deram
Meu Chefe me recebeu
O dono de todo Império

“O meu Reino não é deste mundo”, foi a resposta de Jesus Cristo à pergunta do procurador romano Pôncio Pilatos: “És tu o rei dos judeus?” [450] E continuou Jesus: “se o meu Reino fosse deste mundo, os meus súditos certamente teriam pelejado para que eu não fosse entregue aos judeus. Mas o meu Reino não é deste mundo”.[451]

Jesus nos ensina que “na casa de meu Pai há muitas moradas”.[452] Certamente, pois assim como no plano terrestre existem muitas moradas – casas, comunidades, vilas, cidades, países – no mundo astral,[453] a casa de Deus Vivo, também existem infinitas moradas.

Santa Teresa de Ávila, em seu livro mais importante, As Moradas, e que tem por subtítulo Castelo Interior, escreve sobre um êxtase visionário que lhe foi concedido por Deus, onde Ele lhe mostra um globo belíssimo de cristal, à maneira de um castelo com sete moradas.

Na sétima morada, a central, encontra-se o Rei dos céus, com grandíssimo esplendor que ilumina e embeleza todas aquelas moradas, mas principalmente a do centro. A formosura do globo representava a alma em estado de graça e, quando esta inexistia, o castelo de cristal cobria-se de obscuridade. Do lado de fora, só havia sombras e imundícies.

Concepção semelhante a esta da mística santa espanhola encontra-se na cabala judaica, onde as sete moradas pertencem a diversos graus de perfeição da alma. Nas duas concepções, a teresiana e a cabalística, estas moradas correspondem a diversos graus da via purgativa, da iluminativa e, por último, da união.

Depois de passar pelas agruras nos níveis mais baixos, a alma se desprende das paixões mundanas e atinge o nível onde transcorre o matrimônio divino e espiritual; “não há aqui mais lembrança do corpo; há a união secreta no centro muito interior da alma, que deve ser onde está o próprio Deus”.[454]

Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! Porque o reino de Deus está dentro de vós.[455]

No Evangelho Gnóstico do Apóstolo Tomé, o cânone é confirmado: Jesus disse: "Se aqueles que vos guiam disserem, 'Olhem, o reino está no céu', então, os pássaros do céu vos precederão, se vos disserem que está no mar, então, os peixes vos precederão. Pois bem, o reino está dentro de vós”.

E continua Jesus, segundo Tomé: “e o reino também está em vosso exterior. Quando conseguirdes conhecer a vós mesmos, então, sereis conhecidos e compreendereis que sois filhos do Pai vivo. Mas, se não vos conhecerdes, vivereis na pobreza e sereis essa pobreza”.[456]

No mítico e maravilhoso mundo espiritual que o Daime nos concede mirar, estando no estado de consciência expandida após a sua ingestão, viajamos pelo astral, visitamos condados, principados e impérios onde podemos apreciar as belezas e primores que nos são mostrado pela Rainha. 

No seu hinário, Mestre Raimundo Irineu Serra nos conta do seu encontro com Juramidam, o Chefe, dono de todo Império. Juramidam que é o seu Outro, o seu Duplo – que é ele mesmo, “eu e o Pai somos um”,[457] porquanto “o que se ajunta com o Senhor é um mesmo espírito”.[458] Esse é o mistério a ser desvendado.

E Jesus nos prometeu:

Não se perturbe o vosso coração. Credes em Deus, crede também em mim. Na casa do meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito, pois vou preparar-vos um lugar. Depois de ir e vos preparar um lugar, voltarei e vos levarei comigo, para que, onde eu estou, também vós estejais. E vós conheceis o caminho para ir aonde vou.[459]

E alimentamos essa esperança, que, com estrondo de palmas, nosso Chefe um dia nos receba - o dono de todo Império.

 

Notas:

[450] João 18:33.
[451] João 18:36.
[452] João, 14:2.
[453] Tudo que ligares na terra será ligado nos céus. Mateus 16: 19.
[454] ROZENCHAN, Nancy. O castelo interior de Shulamit Halevi: busca de raízes em Santa Teresa. Disponível em <http://www.cs.tau.ac.il/~nachumd/sch/sch/NancyRozenchan.pdf > Acesso em 20 de abril de 2006.
[455] Lucas 17: 20-21.
[456] EVANGELHO segundo Tomé. Disponível em http://www.guia.heu.nom.br/evangelho_de_tome.htm Acesso em 20 de abril de 2006.
[457] João 10: 30.
[458] I Coríntios 6: 17.
[459] João 14: 1-4.

 


mestreirineu.org
 
capa artigos matérias noticias entrevistas recomendacoes sobre
2019 Portal do Santo Daime