Entrevista

Entrevista de Romeu Graciano com o Pad. Alex Polari

 

 

Como o Santo Daime se preparou para a sua expansão na ultima decada?

PA - Ate o final da década de 70, o Daime estava confinado a floresta. Na década de 80, tivemos uma fase de implantação do nosso trabalho para garantir a legitimidade e a legalidade do uso ritual do sacramento, o que foi conseguido em 85. Na década de 90, começou a expansão internacional.

Aos poucos, fomos compreendendo também a necessidade de evoluir na parte institucional. Na medida em que o trabalho foi se expandindo, fomos sentindo a necessidade de ter um projeto para inserir nossa comunidade e o nosso trabalho no mundo moderno.

De fato, a figura da igreja já existia desde a época do mestre Irineu e do Padrinho Sebastião. A Igreja do Daime já é uma realidade de mais de 70 anos. Agora, criamos a figura jurídica da Igreja do Culto Eclético da Fluente Luz Universal, que vem a ser a rama do mestre Irineu, criada pelo seu discípulo Sebastião Mota de Melo

Sendo a mensagem do Santo Daime uma mensagem universal de grande alcance, logo ela abriu um circulo de expansão natural, bateu no coração de todo tipo de gente que a conheceu. Gente que veio ate a floresta e conheceu o padrinho Sebastião, a madrinha Rita e o Padrinho Alfredo, que depois da morte do pai se tornou o líder espiritual da doutrina. Nós já vínhamos nos preparando para todo esse projeto institucional de formação da igreja, nos preparando para poder dar suporte a essa necessidade natural, pois e o próprio Daime, e Deus mesmo que quer expandir sua mensagem.

? uma história bonita, a saga de uma comunidade espiritual na Amazônia em pleno século 20. Estamos criando um Centro de Documentação e Memória, criando condições para conservar e informatizar nossos arquivos, tornando-os disponível para as pessoas.

O fortalecimento do aspecto institucional também é para garantir a perpetuação da nossa doutrina, para que ela chegue as gerações vindouras. A mensagem do Daime e muito valiosa e fadada a ser transmitida a outras gerações.

Como esta organizada a direção da igreja ?

A Igreja-Mãe, na linha de trabalho do Padrinho Sebastião, e a Igreja do Céu do Mapiá, que e a nossa sede-matriz, a sede do movimento religioso. Existe um Conselho Doutrinário, com nove membros, que e responsável pela parte doutrinaria e ritualística. Contamos com algumas filiais no Brasil e no mundo. E muitos núcleos de instrução onde se realiza o nosso trabalho.

 

Quais sao os projetos desenvolvidos pelo Santo Daime?

Vivemos no coração da floresta amazônica e temos que estar alertas para a realidade social e ambiental que nos cerca. Nos últimos anos, temos desenvolvido vários projetos. Um dos mais antigos e a fabrica de banana passa e de secagem de frutas tropicais. Temos um outro trabalho de produção de alimentos orgânicos na localidade de Cachoeira. E tem também o Centro de Medicina da Floresta, um trabalho muito interessante que mexe com biodiversidade e o uso terapêutico de espécies vegetais amazônicas.

Em 1989, foi criada uma área de 560 mil hectares de Floresta Nacional. Perdemos uma boa área devido a problemas de demarcação e superposição com uma reserva indígena da Funai. Estamos estudando um meio de transformá-la numa reserva de desenvolvimento sustentável.

Como na nossa religião o culto das plantas sagradas, a preservação da natureza e da floresta e um fundamento doutrinário e estatutário, optamos por criar o Instituto de Desenvolvimento Ambiental IDA, para realizar e procurar projetos de auto-sustentabilidade para nossa comunidade e região. Com isso nos conseguimos uma coisa muito interessante pelo lado ambiental: possibilitar as nossas comunidades organizarem-se em muitos outros ecossistemas de muitos outros lugares, empenhados em desenvolver uma pratica ambientai em seus locais, alem de montarem uma corrente de apoio a nossa sede e a Floresta Nacional onde ela se encontra.

O IDA e uma ONG com sócios no Brasil e exterior, na medida em que todos que estão ligados a nossa irmandade espiritual assumem o compromisso de ter uma participação na parte ambiental do nosso trabalho.

 

Somos uma comunidade que há 25 anos está implantada no coração da floresta amazônica, e isso já é uma proeza considerável.

Para nos o trabalho ambiental do Instituto é um desafio a mais, um compromisso a mais por fazermos parte dessa escola espiritual que e o Daime. Nosso trabalho é um processo de autoconhecimento, de transformação da consciência, e trazer essa clareza da ayahuasca, do Santo Daime para a nossa vida cotidiana.

O Padrinho Sebastião falava muito da necessidade de unir o povo dentro da floresta, e sua mensagem implica um profundo interesse em desenvolver um projeto de vida sustentável. De forma intuitiva, e muito anterior a qualquer formulação que hoje os ambientalistas fazem sobre sustentabilidade. Raimundo Irineu Serra e Sebastião Mota de Melo foram ecologistas de primeira linha, tendo como prova o sistema de vida deles e a maneira como viveram, e a obra que eles legaram. Nossa comunidade, apesar dos seus problemas e desafios, também é uma prova.


Na parte doutrinaria, o que você destacaria?

O que podemos considerar fundamental e a proeza espiritual do Mestre Irineu, que, com a revelação da Rainha da Floresta, promoveu uma "cristianização da ayahuasca", abriu a porta para o caminho dessa expressão genuinamente brasileira e também universal, vinda do Santo Daime, da floresta amazônica para o mundo. E muito significativo ter conseguido fazer esse resgate através do sacramento de povos que foram colonizados e trucidados em nome de Jesus Cristo. Pois e justamente através desse sacramento dos povos pré-colombianos que estamos tendo a chance de aprender mais sobre os seus ensinos originais e autênticos. Isso merece ser ressaltado, que e o fundamento de revelação dessa forma peculiar. crista, enteógena, xamânica, brasileira e universal da doutrina do Santo Daime.

*Cuja capacidade de integrar diferentes linhas espirituais surpreende ! *

Por isso você não precisa mirar só na sua linha espiritual. Graças a Deus, você pode mirar o que merecer; e compreender e realizar nas suas visões o que for para realizar. Isso e um fenômeno bastante significativo, que o Daime seja um agente unificador. que consegue fazer um verdadeiro ecumenismo, proveniente de todas as tradições que terminam chegando ate ele.

A partir daquilo que herdamos do Mestre Irineu, da tradição mais antiga, também começamos a desenvolver um trabalho na linha espirita. Porque o Centro Eclético da Fluente Luz Universal absorveu muitas outras tradições.

O lado mediúnico também evoluiu no Daime, pois a realidade dos espíritos existe, e lidamos diretamente com ela quando acessamos outros níveis de consciência. Então nos criamos um trabalho chamado de Mesa Branca de instrução Mediúnica e Esotérica. E o lado mediúnico, dos estudos mais espirituais, sejam de cunho espírita, de desobsessão, sejam relacionados ao trabalho em si. Toda espiritualidade que entra ali no caldeirão se integra. O Daime é tudo isso, e dá um jeito de você viver, compreender; ele trabalha essas coisas todas.



E quanto as suas aplicações terapêuticas, fora do contexto do Santo Daime?

Essa e uma questão delicada, porque nós fundamentamos a nossa posição de legitimidade no uso ritual da bebida como um sacramento, e o enfoque religioso e a maneira que eu mesmo considero a mais correta, sadia e segura.

Pois nos garante um contexto muito original dessa tradição que, há milênios, nunca apresentou nenhum tipo de risco social. Pelo contrario, impulsionou muitas civilizações e muitas sociedades atingiram talvez ate Índices de espiritualidade mais elevadas que a nossa.

Mas, sem duvida, o Santo Daime, a ayahuasca tem um potencial curativo no sentido mais amplo. E o trabalho através da consciência, da elevação da situação da consciência, e tudo que isso pode ser beneficio ate para o organismo,para o próprio carma da pessoa. ? uma linha de trabalho que deve ser estudada com muita tranqüilidade para ver a maneira de utilizar esse potencial em condições de muita segurança, aproveitando as varias possibilidades terapêuticas que o Daime tem.

Quando se intensificou um trabalho em conjunto com outras religiões enteógenas ?

Em 96, houve um Congresso da ATI (Associac,ao Internacional de Psicologia Transpessoal), organizado por Stanislav Grof. Fomos convidados a participar e tivemos a oportunidade de fazer alguns trabalhos de daime na nossa igreja em Manaus, com varias pessoas presentes ao encontro. Uma das coisas de maior destaque foi o contato que houve entre a cultura xamânica do norte do continente e a do sul, mais representada pela ayahuasca, pelo Daime, que já é a expressao da religiao enteogena da America do Sul.

Foi muito bom este contato, o intercambio com varias medicinas que ali se encontravam, como o peyote, o Sao Pedro e outras medicinas sagradas. Era todo mundo participando do trabalho do outro. E foi lembrada uma profecia huichol, existente desde os tempos antiqos, que falava de um encontro da aguia com o condor, o que seria o simbolismo da Nova Era e espiritualidade no Novo Continente.

Recentemente, nos tambem estabelecemos contato com o CISEI o(Conselho Interamericano Sobre Espiritualidade Indigena), sediado no Mexico, de modo que esta amadurecendo o cumprimento dessa profecia, e a gente de alguma maneira vem participando como protagonista.


Qual e a expectativa nesse encontro no Mapia entre o Santo Daime e a Igreja Nativa Americana?

A proposta e fazer uma cerimonia para selar a nossa aliança com a Igreja Nativa Americana. Ela nos apóia na questao de tornar o nosso sacramento disponivel para os nossos irmaos nos Estados Unidos. Uma delegação oficial da nossa igreja participou de um trabalho sob orientacão de Aurelio Dias , representante da Igreja Nativa, e depois esse pessoal viajou para o Mapia. ? possível que outras tradições queiram aparecer, ampliando o sentido do encontro para o fortalecimento da uniao entre as medicinas saoradas do nosso continente. 

 

Fonte: Xamanismo.com.br

26/09/2008

Outras entrevistas:

* Entrevista com Moura Neto

* Mensageira das Flores - Maria Alice Campos Freire

* Luz no horizonte - Patrick Druot

* O belo exercício de um homem feliz


* Mais entrevistas...


mestreirineu.org
 
capa artigos matérias noticias entrevistas recomendacoes contato
2009 Portal do Santo Daime