102. Sou Filho Dessa Verdade


Sou filho desta verdade
E neste mundo estou aqui
Dou conselho, dou conselho
Para aqueles que me ouvir

O saber de todo mundo
É um saber universal
Aqui tem muita ciência
Que é preciso se estudar

Estudo fino, estudo fino
Que é preciso conhecer:
Para ser bom professor
Apresentar o seu saber.

 

Em diversos momentos do seu hinário, Raimundo Irineu Serra afirma a sua condição de professor, enviado a mando da Virgem Senhora Mãe, Rainha da Floresta.

Sendo filho “desta verdade” e estando aqui no mundo, dá conselhos àqueles que o querem ouvir. Couto nos diz que:  Neste hino observamos claramente que o sistema (de Juramidam) funciona como uma escola que tem muita ciência (conhecimento), que é preciso se estudar. O estudo é fino e para ser bom professor o fiel deve apresentar o seu saber, que é um conhecimento universal (conhecimento de si mesmo).[386]

Auto-conhecimento é a raiz de toda auto-realização.[387] No evangelho do Apóstolo Tomé, Jesus afirmou:

Se vossos guias vos disserem: o Reino está no céu, então as aves vos precederam; o Reino está no mar, então os peixes vos precederam. Mas, o Reino está dentro de vós, e também fora de vós. Quando conseguirdes conhecer a vós mesmos, então sereis conhecidos e sabereis que sois filhos do Pai Vivo.[388]

Deus é o Conhecimento, e em seu aspecto imanente Ele é tudo e está em tudo, por isso

O saber de todo mundo
É um saber universal


Para entender os hinos é preciso um "estudo fino”, isto é, a atenção necessária nos ensinos expressos nos hinos. [389]
Porém, com a consciência expandida sob efeito do Daime (miração), quando ouvimos e cantamos estas enigmáticas frases


Aqui tem muita ciência
Que é preciso se estudar


Nos parece algo maior, mais significativo, uma declaração de que o hinário O Cruzeiro Universal contém muito conhecimento oculto, esotérico, que só nos será dado a saber através de um “estudo fino” - muita meditação, exame de consciência, disciplina – para o merecimento da graça de conhecer os mistérios, de receber a revelação.

Estudo fino, estudo fino
Que é preciso conhecer
Para ser bom professor
Apresentar o seu saber


Os dois últimos versos dessa estrofe são também um útil conselho para todos aqueles que se dedicam nesta existência à missão de ensinar, isto é, abraçaram a carreira docente: para ser bom professor, apresente (bem) o seu conhecimento.

Obrigado, Mestre Irineu!


Notas:
[386] COUTO, Fernando da La Rocque. Santos e xamãs. 1989. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Universidade de Brasília, p. 86. 
[387] ROHDEN, Huberto. O quinto evangelho. A mensagem do Cristo segundo Tomé. São Paulo: Martin Claret, 2001, p. 20.
[388] ROHDEN, Huberto. O quinto evangelho. A mensagem do Cristo segundo Tomé. São Paulo: Martin Claret, 2001, p. 19.[389] OKAMOTO da SILVA, Leandro. Marachimbé chegou foi para apurar. Estudo sobre o castigo simbólico, ou peia, no culto do Santo Daime São Paulo: Dissertação de mestrado defendida na PUC-SP, 2004 (em Word). OKAMOTO diz que “essa expressão faz parte do linguajar próprio do daimista”.

 


mestreirineu.org
 
capa artigos matérias noticias entrevistas recomendacoes sobre
2019 Portal do Santo Daime