95. Mensageiro


Te levanta, te levanta
Levanta quem está sentado
Para receber o Mensageiro
Dentro do Jardim Dourado

Vai seguindo, vai seguindo
Dentro do Jardim de Amor
Para receber o Mensageiro
Do nosso Pai Criador

A mensagem que ele traz
É com prazer e alegria
Jesus Cristo e São José
E a Sempre Virgem Maria.

 

Momento solene do ritual de hinário da Doutrina do Santo Daime, quando se convocam todos para a viagem mítica que começa: “te levanta, te levanta!...”

Elevam-se as vozes, primam os músicos, e todos os participantes da função religiosa que não estão a bailar atendem pressurosamente à convocatória: perfilam-se respeitosamente para receber o anjo do Senhor, Raimundo Irineu Serra Juramidam.

É o mensageiro de Deus, o anunciador, o pressagiador: o que trás as boas novas das palavras do Pai no seu evangelho musicado.

Antes dele, houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João, que veio a fim de dar testemunho da Luz, para que todos cressem por meio dele.[378] Agora no terceiro milênio, o profeta vem lá da floresta.

Ocasião inenarrável, só compreendida por aqueles que também a vivem. Somos transportados do salão de festejos do templo terrestre para o Jardim Dourado do Divino Pai Eterno, o paraíso celestial; o jardim de amor da Divina Mãe, no qual desejamos viver entre flores.

O tempo e espaço linear, tridimensional, se dissolvem e se justapõem com um outro tempo, um outro espaço, ontológico, astral, plasmado em nossos corações, na superconsciência da miração.

Somos levados a este Reino e ele também vem a nós, na percepção intuitiva de que naquele momento e naquele lugar da celebração litúrgica o sagrado se manifesta, a força e o poder emanam da cabeceira da mesa de centro, ornada com flores e iluminada pela luz divina.

Nossos sentidos se alteram, a luz é mais radiante, o som das vozes e instrumentos reverberam em outra dimensão e captamos sua vibração, sintonizados na freqüência certa daquilo que transcende.... 

Vai seguindo, vai seguindo
Dentro do jardim de amor
Para receber o Mensageiro
Do nosso Pai Criador

A viagem continua... a segunda estrofe reafirma o que foi dito, para que possamos crer no que vemos. E lembro da primeira visita que fiz ao Alto Santo, ao receber uma sábia explicação sobre o que é essa doutrina:

- Nossa religião é igualzinha as outras... a diferença é que lá “bem-aventurados são os que não viram e creram”,[379] enquanto aqui a gente é bem-aventurado porque vê e crê.

... E o momento extático perdura, se realimenta quando se repete a execução desse imponente hino.

Qual o significado da visita do anjo negro do Senhor, mensageiro entre Deus e os homens, o “Rei dos Preto-Velhos”, na designação carinhosa concedida a Mestre Irineu numa das casas da Barquinha?

A mensagem que ele traz
É com prazer e alegria
Jesus Cristo e São José
E a Sempre Virgem Maria

Amar a Deus sobre todas as coisas - essa é a mensagem - louvar ao Senhor Deus na Santíssima Trindade manifestada pela Sagrada Família.

Amém Jesus, Maria e José.

 

Notas:
[378] João 1: 6-8.
[379] João 20:29

 


mestreirineu.org
 
capa artigos matérias noticias entrevistas recomendacoes sobre
2019 Portal do Santo Daime