91. Choro Muito
O hino “Choro muito” é sobre a passagem (falecimento) de dona Maria Marques Vieira, Maria Damião, assim chamada porque seu marido se chamava Damião, com isso, ela era Maria de Damião, e com o tempo ficou Maria Damião. Foi uma das primeiras seguidoras de Raimundo Irineu Serra e começou praticamente junto com o Mestre Irineu na doutrina do Santo Daime. Recebeu o hinário “O Mensageiro”, aonde demonstra toda a humildade de seu coração e dedicação à doutrina.[350] O Mestre Irineu teve muitos alunos, muito mais de mil, mas nem todos se esforçaram para aprender igual. Tem muitos deles que levaram a sério e posso citar uma: Maria Damião foi uma aluna que trabalhou uns tantos anos com o Mestre. Faleceu em 1949, mas aprendeu e recebeu um hinário e por isso será uma pessoa sempre lembrada dentro da Doutrina.[351] Antes de fazer a passagem entregou a zeladoria de seu hinário a Sra. Percília Matos da Silva, filha adotiva do Mestre Irineu. “Ninguém sabia que ela estava doente. Com três dias que saiu esse hino chegou a notícia que ela estava agonizando. Ela adoeceu repentinamente e morreu”.[352] Faleceu em 1949, com 32 anos. Encontramos muitas referências no hino “Choro muito e lamento” a dona Maria Damião e seu hinário, a começar da estrutura melódica do hino, uma dolente e sensível valsa. Qual é esta grande rebeldia que nos fala o hino? Apenas desavenças e conflitos dentro da irmandade? Poderá ser o medo e a revolta frente ao inexorável? O incognoscível? A morte é considerada biblicamente como o "rei dos terrores". [353] e se apresenta como a separação radical entre o homem e Deus, que é a fonte de toda vida[354]. O Apóstolo Paulo esclarece que “a causa da morte é o pecado”[355]. Senhora de Nazaré Pede-se auxílio a Virgem Mãe Divina para abrandar “esses terrores”, um pedido de misericórdia para a hora do julgamento, pois como “nós todos temos a certeza / deste mundo se ausentar”,[357] no momento da morte, na hora da prestação de contas,[358] é feito o alerta: Vamos todos trabalhar Sendo a morte “o último inimigo a ser vencido”,[360] é na morada eterna, no mundo espiritual, aqui simbolizada como “um jardim de belas flores”, onde Maria Damião, devota de Nossa Senhora, “filha eterna da Virgem Mãe da Glória”[361], tem fé e esperança de viver ao Seu lado (viver no meio das flores, junto com a Virgem Maria). O hino continua clamando a todos a “cantar com amor”,[362] para que “Deus e a Virgem Mãe” nos defenda “destes terrores” (o pecado, a morte), pois Jesus ressuscitou de entre os mortos e conseguiu a vitória sobre a morte.[363] E assim como o Cristo, que também possamos adquirir a vida eterna, onde nessa condição, de salvação, de iluminação, o espírito emancipado não esteja mais obrigado aos ciclos reencarnatórios, de nascimento e morte. “A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá”.[364]
Notas: [350] O hinário O Mensageiro, de Maria Marques Vieira, junto com os hinários de Antonio Gomes, Germano Guilherme e João Pereira formam – ao lado do hinário do fundador da Doutrina – os hinários de base doutrinária (canônicos) do Santo Daime.
[351] Depoimento de José Francisco Das Neves Júnior. Disponível em http://www.mestreirineu.org/jose.htm Acesso em 18 abr 2005.
[352] Depoimento de Percília Matos da Silva em Revista do Centenário do Mestre Imperador Raimundo Irineu Serra. Rio de Janeiro: ed Beija Flor, 1992, p. 24; e também a MAIA NETO, Florestan J. Contos da Lua Branca. V. 1. Rio Branco: Fundação Elias Mansur, 2003, p. 61.
[353] Jó 18:14
[354] Salmo 36:10; A vida é considerada como um efeito do espírito de Deus, e a morte sobrevém quando Deus retira seu espírito do homem (Jó 34:14; Eclesiastes 12:7).
[355] Rom 5:12; E o salário do pecado é a morte. Rom. 6:23
[356] Hino nº 17 de Maria Damião
[357] hino 18 d’O Mensageiro
[358] Comentários de BAYER NETO, Eduardo. Disponível em mensagem de e-group <uniaodosantodaime@yahoogrupos.com.br > de 18 abr 2005.
[359] Hino nº 18 de Maria Damião
[360] 1Cor 15:20.
[361] hino nº 40 d’O Mensageiro
[362] Dona Percília Matos da Silva, zeladora do hinário, corrigiu esse verso para “vamos rezar com amor”; nos centros livres se canta de uma e outra maneira.
[363] Apocalipse 1:18
[364] Apocalipse 3:12
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