17. Meu Divino Pai do Céu (Confissão)


Meu Divino Pai do Céu
Soberano criador
Eu sou um filho seu
Neste mundo pecador

Meu Divino Pai do Céu
Meu soberano Senhor
Perdoai as minhas culpas
Pelo Vosso Santo Amor

Meu Divino Pai do Céu
Soberano Onipotente
Perdoai as minhas culpas
E Vós perdoe os inocentes

Eu confesso os meus pecados
E reconheço os crimes meus
Eu a Vós peço perdão
Ao Meu Divino Senhor Deus

 

A “Confissão” é realizada nos Hinários (bailados) das noites de Natal, Reis, São João e Nossa Senhora da Conceição, datas do calendário cristão, quando na Doutrina do Santo Daime é cantado o hinário “O Cruzeiro Universal” do Mestre Raimundo Irineu Serra Juramidam.

Sendo assim, a cerimônia da confissão está diretamente relacionada com o hinário do Mestre Irineu. Caso o Cruzeiro seja cantado fora das datas acima mencionadas, esse hino é suprimido [99], salvo deliberação expressa do dirigente, caso ele precise resolver desarmonias entre a irmandade. Na hora de cantar o hino da confissão, todos os presentes, fardados e não fardados (assistência), seguram uma vela acesa. Quem quiser pode ficar de joelhos. A confissão é feita em pensamento, diretamente para o Divino Pai do Céu. Considera-se que o próprio hino ao ser cantado efetua a confissão.

Segundo Cemin, um antigo ayahuasqueiro afirmou-lhe que “o hino da confissão é pesado, é bonito e é bom”.[100] Com certeza, porém o peso aí é nosso, das nossas faltas, que quanto mais tivermos, mais difícil será manter-se de pé no salão, acompanhando esse hino cantado à capela (sem instrumentos musicais), repetido três vezes, seguido de três orações ao Pai Nosso, Ave Maria e um Salve Rainha.

A confissão realizada no dia de Reis, que fecha o calendário anual de trabalho, permite que o adepto comece o ano “leve”, purificado de suas faltas.

 

Notas:
[99] CEMIN BANDEIRA Arneide, Os rituais do Santo Daime: "sistemas de montagens simbólicas", in: B.C. Labate & W.S. Araújo (Orgs.), O uso ritual da ayahuasca, Mercado de Letras & Livraria, Campinas, Brasil, 2002, p. 275-310.

[100] Idem, ibidem.

 


mestreirineu.org
 
capa artigos matérias noticias entrevistas recomendacoes sobre
2019 Portal do Santo Daime