115. A Batalha


Entrei numa batalha
Vi meu povo esmorecer
Temos que vencer
Com o poder do Senhor Deus.

A Virgem Mãe,
Com o poder que vós me dá
Me dá força, me dá Luz
Não me deixa derribar

O Divino Pai Eterno
E a Virgem da Conceição
Todo mundo levantou
Com suas armas na mão

A Virgem Mãe
Com o poder que vós me dá
Me dá força, me dá Luz
Não me deixa derribar.

 

Este hino é um xote, gênero musical nordestino[460] popularizado pelo sanfoneiro Luiz Gonzaga, e adaptado para ser bailado como marcha. Se refere a uma batalha astral e o Mestre Irineu pede força à Virgem Mãe para não ser derrubado. Dessa forma, “as potestades estão prontas para a defesa e levantam-se com as armas na mão”.[461] Batalha foi recebido por volta de 1955,[462] e o Mestre Irineu gostava de cantá-lo para animar o seu povo, seja quando de uma epidemia de gripe, a “coreana”, que abateu a irmandade do Alto Santo, seja quando das disputas político-partidárias em que seus irmãos se envolviam, e eventualmente sofriam derrotas eleitorais.

Contam que, certa vez, para incentivar seu povo, Raimundo Irineu Serra ficou “transparecido”[463] de contentamento ao cantar esse hino, e chamou a sua esposa, a então jovem dona Peregrina, que “dança bem”,[464] para bailar com a turma ao som de Batalha, um xote “que é uma beleza”.[465] Em dia de hinário, esse hino deve ser cantado três repetidas vezes.

O livro do Apocalipse nos fala de uma definitiva batalha no céu: “Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhava o dragão e os seus anjos; mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus. E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanaz, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele”.[466] Portanto, cuidado irmãos, pois a batalha se transferiu para cá, o plano terrenal.

Na sua passagem pela terra, Jesus travou essa batalha pelo bem, pela vida, pela felicidade eterna: “Pensais que vim trazer paz a terra? Não penseis que vim trazer paz a terra. Não, eu vos digo, mas a divisão. Não vim trazer a paz, mas a espada. Porque doravante, haverá numa casa cinco pessoas divididas, três contra duas e duas contra três. Estarão divididos pai contra filho e filho contra pai, mãe contra filha e filha contra mãe, sogra contra nora e nora contra sogra. Assim, os inimigos do homem serão os da sua própria casa”.[467]

Mas hoje alegrai-vos, pois a batalha foi vencida pelo Cristo: chegada está a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus; “porque já o acusador de nossos irmãos é derribado”.[468]

Alegrai-vos, pois o coisa ruim foi vencido, “pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho”[469] nos hinos da nossa doutrina.

Notas:

[460] E antiga dança de salão oriunda da Hungria
[461] COUTO, Fernando da La Rocque. Santos e xamãs. 1989. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Universidade de Brasília, p. 201. 
[462] MAIA NETO, Florestan J. Contos da Lua Branca. V. 1. Rio Branco: Fundação Elias Mansur, 2003, p. 48.
[463] Ibidem, 2003, p. 50.
[464] Ibidem, 2003, p. 50.
[465] Ibidem, 2003, p. 50.
[466] Apocalipse 12: 7-9.
[467] Mateus 10: 34-39.
[468] Apocalipse 12: 10.
[469] Apocalipse 12: 11.

 


mestreirineu.org
 
capa artigos matérias noticias entrevistas recomendacoes sobre
2019 Portal do Santo Daime