8. A Rainha me Mandou

A Rainha me mandou
Eu rezar para os meus irmãos
Para Ela lá no Céu
Limpar meu coração

A Rainha me mandou
Eu rezar para a humanidade
Para Ela lá no Céu
Fazer as Vossas vontades

A Rainha me mandou
Eu rezar para os inocentes
Para Ela lá no Céu
Rogar ao onipotente

A Rainha me mandou
Santa Paz e alegria
Para ela lá no Céu
Mandar o pão de cada dia.

 

Conta-nos Dona Percília Matos da Silva que certa vez perguntaram a Raimundo Irineu Serra:

- Mestre, qual a maior obrigação de quem toma Daime?

E o Mestre Irineu respondeu:

- Meu filho, a maior obrigação dentro desta missão é rezar!

E a ?Percilinha? - Percília do Pedro, Dona Percília - continua a narrativa:

Isto é uma instrução para todos nós! Quanto mais rezar, melhor. Não perder tempo. Não estou fazendo nada, estou rezando para não pensar em coisa à toa. É isto que diz esse hino. Manda rezar para todos os irmãos, para a humanidade e para o inocentes.[60]

?A maior obrigação dentro desta missão é rezar?... Sendo assim, podemos afirmar que os daimistas podem ser caracterizados por duas coisas - entre outras tantas, claro ? são ?pedintes?, dado o rogativo ?dai-me? implícito na própria identificação da doutrina; e pertinazes rezadores, tendo em vista a grande quantidade de rezas e orações que praticam nas suas cerimônias.

No ritual de Entrega dos Trabalhos, na Noite de Reis, que marca o encerramento do ano litúrgico, há um rito, ao término da função religiosa, onde o fardado (adepto da doutrina) se dirige ao comandante dos trabalhos (ou a alguém por ele designado), levanta a mão esquerda com a palma para a frente, assim como o próprio comandante. Os dois baixam as suas mãos e o fardado declara:

- Eu, Fulano de Tal, na Santa Paz de Deus recebi os meus trabalhos de 2006 e na Santa Paz de Deus entrego os meus trabalhos, com (ou sem, é opcional) alteração, com poucas (muitas ou nenhuma) preces rezadas.

E se despede do dirigente levantando de novo a mão esquerda.

Alteração significa, entre outras coisas, incorrer em erros, falhas. Declarar publicamente suas faltas é uma demonstração de humildade, e o prêmio a ser alcançado é a bem-aventurança. ?Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus?[61] Não declará-las é expressão de soberba. 

Central também nesse ritual é a admissão de poucas, nenhumas ou muitas preces rezadas, algo essencial na doutrina do Santo Daime.

E para os homens esse é um grande exercício, esforço. Culturalmente acostumados a guerrear, enquanto as mulheres rezavam, são agora disciplinados a louvarem a Deus na forma devida.

Na primeira estrofe aparece uma expressão muito significativa nesse hinário que é o verbo ?limpar?

A Rainha me mandou
Eu rezar para o meu irmão
Para Ela lá no Céu
Limpar meu coração

Limpar o coração da sujeira incrustada: culpa, vergonha, medo, raiva, desconfiança ou arrogância,[62] se perdoar para ser por Deus perdoado, seguindo os ensinos de Jesus Cristo para a mulher adúltera: ?vá e não peques mais".[63]

E o hino continua, nos instruindo como louvar a Rainha da Paz, do Amor, da Floresta... pedindo e rogando para Ela nos mandar Santa Paz e alegria, e o Pão Nosso de cada dia.


 

Notas:
[60] Depoimento de Percília Matos da Silva. Disponível em http://www.mestreirineu.org/percilia.htm Acesso em 12 de novembro de 2005.
g
[61] Mateus 5:3.
[62] TEIXEIRA de FREITAS. L. C. O mensageiro. Disponível em http://www.juramidam.jor.br/10_sol-princesa.html Acesso em 20 de maio de 2005.
[63] João 8:3.

 


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