34. Estrela Brilhante


Estrela Brilhante,
Vós sois a minha luz
É a Virgem Maria
E o Menino Jesus

O Menino Jesus
Nasceu para ensinar.
Cumprir Vossa missão
Para remir e salvar.

Para remir e salvar,
Ninguém Vos conheceu.
Ganhou o Vosso nome
Depois que Vós morreu.

Depois que Vós morreu,
Todo mundo tem amor
Depois que assassinaram
O Mestre Ensinador.

 

Este hino, e o seguinte (nº 35) , “são explosões vibrantes de júbilo devocional”.[131] No bailado, “o salão se enche de brilho e amorosa alegria, com o tom e o andamento dos hinos subindo um pouco, para o louvor ser mais radiante”.[132] A luz da estrela brilhante simboliza a Virgem Soberana Mãe e o seu filho, o Menino Jesus, vivendo entre nós. Portanto, este é um hino natalino, de celebração da passagem do Nosso Senhor pela Terra, há dois mil anos.

O Menino Jesus
Nasceu para ensinar
Cumprir Vossa missão
Para remir e salvar

O hino explicita a missão do Menino Jesus como de ensinar, remir e salvar a todos aqueles que renunciem a si mesmo, tomem sua cruz e o sigam.[133]

Para remir e salvar
Ninguém Vos conheceu
Ganhou o Vosso nome
Depois que Vós morreu

Só após a sua morte e ressurreição, quando no dia de pentecostes o Espírito Santo desce sobre os apóstolos em forma de línguas de fogo, é que o cristianismo (primitivo) começa a ser difundido por todo o mundo conhecido, com os seus discípulos cumprindo a ordem do Senhor: ide e pregai o Evangelho a toda criatura,[134] e Jesus é reconhecido como o Cristo, o Filho de Deus vivo, já anunciado por Simão Pedro.

Depois que Vós morreu
Todo mundo tem amor
Depois que assassinaram
O Mestre Ensinador

Nessa última estrofe, surpreendentemente, um hino de natividade é encerrado com a lembrança do humilhante assassinato do nosso Salvador, já profetizado por Isaías:

Ele foi oprimido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e, como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a sua boca.
Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo foi ele atingido.[
135]

É enunciado pela primeira vez no hinário de Raimundo Irineu Serra a palavra mestre, e com esse substantivo masculino o Padrinho Irineu se refere ao Mestre Ensinador Jesus Cristo, assassinado pelos judeus. A si próprio, Irineu Serra se referia como irmão, filho de Deus, amigo velho, professor... E sobre os "mestres" - que no mundo ayahuasqueiro haviam tantos que se autoproclamavam - dizia: "Mestre bom ninguém não quis", referindo-se, mais uma vez, a Jesus.[136]

Raimundo Irineu Serra combatia a idolatria, “não vos façais, pois, idólatras”,[137] doença que acometia a muitos daqueles que recebiam a cura divina através do seu aparelho. Luiz Mendes do Nascimento conta que, após uma graça alcançada

Fui me aproximando e já fui me ajoelhando, tomando a benção e beijando a mão (...)
- Levante! Pode se levantar (...) Você pode ficar tomando a benção minha, tudo bem! Agora, de joelho, não! Beijar a mão, tudo bem – minha gente assim faz – agora, não me chame de papai. Grave isso no seu coração, no seu pensamento, me tenha essa consideração. Mas me chame mesmo de Padrinho.
Foi quando ele me explicou a história entre padrinho e pai. Padrinho é uma palavra disfarçada, mas que quer dizer ao mesmo tempo pai. A partir daí, é meu padrinho até hoje.[
138]

E Luiz Mendes conclui: “papai eu chamo sem que os outros ouçam. Lá no íntimo...”[139] E nós podemos completar, Raimundo Irineu Serra Juramidam, mensageiro de Jesus Cristo, também é nosso Mestre Ensinador.

 

Notas:
[131] TEIXEIRA de FREITAS. L.C. O mensageiro. Disponível em < http://www.juramidam.jor.br/10_sol-princesa.html> Acesso em 30 março 205.
[132] TEIXEIRA de FREITAS, ibidem.
[133] Lucas 9:23.
[134] Mateus 28:16-20  
[135] Isaías 53: 7-8.
[136] BAYER, Eduardo. O culto à personalidade e o espírito de seita, 2005.
[137] I Coríntios 10: 7.
[138] REVISTA DO CENTENÁRIO, Rio de janeiro: Ed. Beija Flor, 1992, p.12.
[139] Ibidem, p.12.

 


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