65. Eu Vou cantar


Eu vou cantar, eu vou cantar
De joelhos em uma cruz
Vou louvar ao Senhor Deus
Foi quem me deu esta luz

Esta luz é da floresta
Que ninguém não conhecia
Quem veio me entregar
Foi a Sempre Virgem Maria

Quando ela me entregou
Eu gravei no coração
Para replantar Santa Doutrina
E ensinar aos meus irmãos

Eu agora recebi
Este prêmio de valor
De São José e da Virgem Mãe
De Jesus Cristo Redentor

Tenho fé de vencer
E ganhar com meus ensinos
Porque Deus é soberano
E Ele é quem nos determina.

 

A Santa Doutrina que Mestre Raimundo Irineu Serra veio replantar é a mesma Santa Doutrina que Jesus Cristo reinstaura ao dizer "eu vim cumprir a Lei e os Profetas";[246] sendo que o primeiro e grande mandamento é amar “o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento”, e o segundo, semelhante a este, é amar ao próximo como a si mesmo ,[247] replantando assim a ética da paz e do amor no mundo regido pela vingança do “olho por olho e dente por dente”; substituindo a filosofia do “ferir duramente aqueles que lhe ferem”[248] pela doutrina do "dar a outra face", pela doutrina do perdão.

E Jesus tornaria a lembrar, mais tarde: “o mandamento que vos dou é este: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei”,[249] reafirmando ser "o amor ao próximo" a síntese do Evangelho de Deus.

O replantio da Santa Doutrina por Irineu Serra pode ser entendido como o retorno ao cristianismo primitivo, dos primeiros tempos, reencarnacionista, e, como tal, com uma vinculação estreita com o mundo espiritual, para o qual se dirigiam centenas de mártires que morriam sob as patas das feras, com semblantes extáticos, ao vislumbrarem as belezas do mundo celestial no qual Jesus os aguardava.[250] Daí a ligeira alteração na oração ao Pai, que Jesus nos ensinou: “vamos nós ao Vosso Reino” no vôo extático, vôo espiritual proporcionado pela bebida de “poder inacreditável”.

O replantio da Santa Doutrina é o Evangelho de Jesus nos testemunhos de Mateus, Marcos, Lucas e João. É o culto ao Divino Pai Eterno e também à Mãe Divina, Mãe Celestial, Rainha da Floresta, Rainha do Mar, Flor da Águas, Lua Branca, Virgem da Conceição.

O culto criado por Mestre Irineu é um culto eminentemente mariano, pois foi a partir de uma aparição de Nossa Senhora ao jovem Irineu que se revelou a sua missão.

Esta luz é da Floresta
Que ninguém não conhecia
Quem veio me entregar
Foi a Sempre Virgem Maria

A bebida ayahuasca, produzida da cocção do cipó jagube com a folha rainha (chacrona), é de uso imemorial pela população indígena amazônica, e sempre foi utilizada para diversos fins – guerra, caça, adivinhação... O uso enteógeno[251] da ayahuasca no cristianismo então se inaugura pelas mãos do Mestre Irineu, a mando da Rainha da Floresta.

Tenho fé de vencer
E de ganhar com os meus ensinos

A louvação ao Senhor Deus continua com o testemunho de fé nos ensinos da planta maestra, o Daime, professor dos professores.

Porque Deus é soberano
E Ele é quem nos determina

Porquanto todo aquele que vive segundo a lei divina, pode afirmar, assim como Paulo afirmou: “já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e a vida que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus”.[252]

Assim seja!

 

Notas:
[246] Mateus 5: 17.
[247] Mateus 22: 37-39.
[248] Exposta pelo poeta grego Arquíloco
[249] João 15: 12.
[250] Ver Ave Cristo, do Espírito Emmanuel pela psicografia de Chico Xavier.
[251] Enteógeno ou enteogênico é um neologismo que vem do inglês: entheogen que significa literalmente: "manifestação interior do divino".
[252] Gálatas 2: 20.

 


mestreirineu.org
 
capa artigos matérias noticias entrevistas recomendacoes sobre
2019 Portal do Santo Daime