Portal do Santo Daime - Doutrina do Mestre Irineu

Notícias

Geral

Chá do Santo Daime transborda para outros cultos

 

   

Reportagem publicada na edição deste domingo da Revista da Folha, informa que o Santo Daime --culto apoiado no catolicismo popular e conhecido pelo consumo de um chá chamado ayahuasca-- está em uma terceira onda de expansão. Após de sair da floresta amazônica para chegar aos grandes centros e depois chegar ao exterior, agora é a vez do culto se fundir com outras religiões, em especial o hinduísmo e a umbanda, relata Roberto de Oliveira.

Para o antropólogo Edward MacRae, 61, da Universidade Federal da Bahia, assim como outras religiões, o Santo Daime também tem a propriedade de aglutinar elementos de outras crenças, como umbanda, traços indígenas, cristãos, afro e esotéricos, ocidentais ou orientais.

"A ayahuasca facilita a experiência mística. E é justamente essa experiência, sem a intermediação da figura de um sacerdote, que está colaborando para a sua expansão", diz o professor.

Coordenador do Conub (Conselho Nacional da Umbanda do Brasil) no Estado de São Paulo, Pai Medeiros, 39, não condena a mistura. Ele diz que a umbanda é inclusiva, abrange muitas vertentes e que a umbandaime --mistura da umbanda com o Santo Daime-- é uma delas. "Qualquer forma de manifestação do sagrado é respeitada."

 

Fonte: Folha On line

24/09/2008 10:09:00

  

Selecione um assunto:

Todos os assuntos
Mundo
Medicina
Cerimônia
Polêmica
Geral

Últimas:

* Gilberto Gil quer transformar o Santo Daime em patrimônio cultural - 24/09/2008 09:09:00

* Daimistas estabelecem chá como sacramento único - 10/06/2008 23:06:00


* Mais notícias...


mestreirineu.org
 
capa artigos matérias noticias entrevistas recomendacoes sobre
2009 Portal do Santo Daime