Portal do Santo Daime - Doutrina do Mestre Irineu

Notícias

Cerimônia

Santo Daime tem espaço na tenda interreligiosa do FSM

 

   

Crédito(s): Eunice Pinto

Os adeptos do Santo Daime demonstraram o seu trabalho espiritual na tenda da Interreligiosidade no território do Fórum Social Mundial

Da Redação - Agência Pará

 Uma tradição religiosa dos povos da floresta, perseguida durante a colonização, sobrevive até hoje: a doutrina do Santo Daime. Os adeptos demonstraram o seu trabalho espiritual, na tarde desta quinta-feira, 29, na tenda da Interreligiosidade, no território do Fórum Social Mundial 2009, na Universidade Federal do Pará. Cerca de 100 pessoas entre fardados, integrantes do Centro Eclético da Fluente Luz Universal Fernando Ribeiro, e participantes do Fórum participaram da cerimônia e tomaram ahyausca, bebida enteógena sacramental da doutrina.

 

 O uso de uma substância enteógena como sacramento parece ter feito parte das principais tradições religiosas da antiguidade e fornecido a base visionária de muitas das principais grandes religiões hoje existentes no mundo. "É uma tradição dos povos da floresta, nasceu no interior da Amazônia. Uma tradição antiga do continente americano. Não se trata de uma droga. É uma tradição séria dos povos indígenas. E a partir do século 20 se alinhou às tradições cristãs", explicou Fernando Ribeiro, coordenador do centro.

 

 Ao pedir aos guias espirituais a segurança à cerimônia, orientou os participantes que ficassem atentos no trabalho de conhecimento e acesso a outros níveis de consciência que o Santo Daime proporciona. Eles rezaram um Pai Nosso, uma Ave Maria e a oração Chave de Harmonia. O trabalho espiritual foi orientado pelos fardados, homens e mulheres vestidos de calças e saias abaixo do joelho na cor azul marinho e camisas brancas. Os participantes foram divididos em dois grupos de homens e mulheres e formaram filas no momento de distribuição do Santo Daime. Em seguida, cantaram hinos da nova era do padrinho Alfredo Gregório - líder mundial da religião - e de mestre Irineu - fundador - para o momento de concentração.

  

A cerimônia durou cerca de duas horas. A igreja Céu de Belém, do Centro Eclético da Fluente Luz Universal Fernando Ribeiro, funciona num sítio no município de Santa Izabel. As cerimônias de concentração ocorrem nos dias 15 e 30 de cada mês, e nos intervalos são realizadas cerimônias bailadas e de cura.

  

Por Fabíola Batista / Secom

 

 

Fonte: Agência Pará

16/06/2009 21:06:00

  

Selecione um assunto:

Todos os assuntos
Mundo
Medicina
Cerimônia
Polêmica
Geral

* Mais notícias...


mestreirineu.org
 
capa artigos matérias noticias entrevistas recomendacoes sobre
2009 Portal do Santo Daime