Portal do Santo Daime - Doutrina do Mestre Irineu

Notícias

Geral

Daimistas estabelecem chá como sacramento único

 

   

Decisão foi tomada durante o II Congresso Internacional da Ayahuasca, em Brasília

 

Pesquisadores, acadêmicos, juristas, e lideranças religiosas que participaram do II Congresso Internacional da Ayahuasca, estabeleceram que o chá do Daime (bebida consagrada em rituais religiosos de origem amazônica) é o único sacramento das comunidades daimistas. O encontro internacional ocorrido na cidade de Brasília (capital do Distrito Federal - DF) serviu de vitrine para a apresentação das pesquisas cientificas da Universidade da Califórnia e da Universidade Federal de São Paulo, sobre o comportamento dos adolescentes que fazem o uso do chá do Santo Daime. “Na ocasião, os participantes tiveram oportunidade de aprofundar o debate em torno da realidade das comunidades daimistas no Brasil e no mundo”, destacou o líder religioso Francisco Araújo, Presidente do Centro Espírita e Culto de Oração “Casa de Jesus – Fonte de Luz”, situado no bairro da Vila Ivonete.

 

Segundo ele, o congresso contribuiu para desmistificar a idéia do censo comum de que o Daime é ofensivo à saúde. Afinal, as pesquisas realizadas nos últimos anos, contribuíram para reafirmar os resultados positivos do uso do Daime como sacramento em rituais religiosos.

 

Segundo Francisco Araújo, o evento contou com a presença de simpatizantes e militantes dos Estados Unidos, Espanha e Austrália, que durante o encontro internacional, debruçaram-se sobre os últimos estudos tendo como referência o chá Ayahuasca. Mas ele destacou que como resultado do encontro internacional ficou definido as seguintes ações: definição das ações políticas junto ao Conselho Nacional Anti-Drogas - Conad, o processo de reconhecimento do direito das instituições daimistas de utilizar o chá em seus rituais nos Estados Unidos e Espanha, o censo de plantio das folhas Rainha e do cipó Jagube (espécies nativas da região amazônica), os projetos de manejo para preservação das plantas nativas e o trabalho ambientalista e social das comunidades nos estados e países de atuação. “Foi uma grande oportunidade para as nossas comunidades mostrarem às autoridades e a sociedade brasileira as verdadeiras ações que são desenvolvidas pelos nossos Centros”, destacou.

 

Fundação - De acordo com o Francisco Araújo, na década de 30 o maranhense Raimundo Irineu Serra fundou na zona rural da cidade de Rio Branco, capital do Território do Acre, a primeira comunidade daimista (bairro atual da Vila Ivonete).


 

No ano de 1945, Daniel Pereira de Mattos (Mestre Daniel), conterrâneo e seguidor de Mestre Irineu Serra, fundou o segundo trabalho religioso com o uso do Daime na cidade de Rio Branco, também na Vila Ivonete, o Centro Espírita e Culto de Oração “Casa de Jesus-Fonte de Luz”. Ele prestava socorro aos desvalidos presos à exclusão social através de rezas, indicação de chás e banhos de ervas medicinais e aconselhamentos. Como instrumento de fé apenas o “Livro Azul” com os 446 hinos compostos por Mestre Daniel e mais quatro seguidores. Mas com a mudança do Mestre Irineu para fundar a comunidade do Alto Santo na zona rural, Mestre Daniel constrói uma pequena capela de barro coberta de palha para o santo da sua devoção: São Francisco das Chagas. No interior da capela, uma mesa em forma de cruz, para que os seguidores fizessem parte da corrente espiritual. Durante 13 anos, preparava o Daime e prestava Obras de Caridade para as pessoas necessitadas que o procuravam com problemas de alcoolismo, doenças, problemas espirituais e familiares. “Com a sua rabeca, Mestre Daniel Pereira de Mattos entoava os hinos, linha mestra da doutrina cristã, que facilitava a compreensão das pessoas simples, lembrou o líder religioso Francisco Araújo.”

 

A religião daimista é o resultado da influência do catolicismo popular do Nordeste, dos cultos Afros e da cultura indígena que há séculos fazem uso da fusão em forma de chá.
Expansão da Missão - Há mais de quatro décadas, que a União do Vegetal - UDV vem auxiliando as populações carentes que vivem no entorno das suas comunidades com a promoção de trabalhos sociais como a alfabetização de jovens e adultos, preservação do meio ambiente e orientação dos associados para se livrarem dos vícios (cigarro, bebida e drogas).

 

Fundada em 22 de julho de 1961 pelo seringueiro baiano José Gabriel da Costa, o Mestre Gabriel, a União do Vegetal é a religião com o maior número de adeptos que utilizam o chá Hoasca como bebida sacramental. Doutrina reencarnacionista e cristã, a UDV possui aproximadamente 140 unidades (núcleos e pré-núcleos) localizados em todos os estados do país, incluindo cinco nos Estados Unidos e um na Espanha. Levantamento interno realizado recentemente revelou que à instituição já conta com 13 mil sócios.

 

O chá Hoasca é usado nos rituais religiosos para efeito de concentração mental, tendo sido comprovado cientificamente que é inofensivo a saúde humana. Relatos de aventureiros apontam que o chá é usado em rituais indígenas há 150 anos, antes das caçadas para alimentar a comunidade. Existem, ainda, estudos antropológicos que apontam o uso da bebida desde a era pré-colombiana na América do Sul.

 

 

 

Fonte: Jornal O Rio Branco

10/06/2008 23:06:00

  

Selecione um assunto:

Todos os assuntos
Mundo
Medicina
Cerimônia
Polêmica
Geral

Últimas:

* Chá do Santo Daime transborda para outros cultos - 24/09/2008 10:09:00

* Gilberto Gil quer transformar o Santo Daime em patrimônio cultural - 24/09/2008 09:09:00


* Mais notícias...


mestreirineu.org
 
capa artigos matérias noticias entrevistas recomendacoes sobre
2019 Portal do Santo Daime