Artigo de Arneide Bandeira Cemin



O "livro sagrado" do Santo Daime

 

Este artigo interpreta parcialmente os símbolos que compõem o imaginário do "Cruzeiro", "Livro Sagrado" da religião daimista. O Santo Daime é um culto essencialmente musical. Um de seus ritos denomina-se "bailado" porque nele os adeptos (fardados) bailam em formação quadrilátera organizada por gênero, entoando hinos cujos compassos são marcados pelo toque dos maracás. Esses instrumentos cumprem, ainda, a função de "arma espiritual".

O hinário "O Cruzeiro", de Raimundo Irineu Serra, começou a ser "recebido" do "astral" (região "divinal") quando ele principiava, desde 1912, sua iniciação com o uso ritual de ayahuasca, conduzida por ayahuasqueros mais experientes, a partir das trocas culturais estabelecidas entre índios e seringueiros nas selvas acreanas. Mudando-se para Rio Branco, em 1930, Irineu organizou uma comunidade agrícola e deu continuidade ao seu trabalho com a ayahuasca. Ao longo do processo de constituição de sua pessoa como líder religioso e "curador" seu hinário foi sendo recebido (até próximo de sua morte, em 1971), assinalando o seu percurso e constituindo o modelo para os que o acompanhavam e para os que viriam depois. Deste modo, todos os hinários da religião daimista têm por referência o "Cruzeiro".

O recebimento de hinos independe da posição do adepto na estrutura organizacional do culto. Desse modo, é possível que algum líder não seja dono de hinário. Os hinos são recebidos e organizados seqüencialmente, dizendo respeito à "passagens" (acontecimentos) na vida do adepto e da coletividade, podendo ainda referir-se a questões que afetam o país, o mundo ou o cosmos. Ao serem recebidos, são avaliados pelo dirigente, que verifica se ele é oriundo da "linha de trabalho do "Mestre", mestre Irineu, "Chefe Império Rei Juramidã". Na avaliação leva-se em conta a linha temática - a mensagem dos hinos - e a linha melódica que, deve corresponder a um dos três gêneros musicais: valsa, mazurca ou marcha. Gêneros que coincidentemente com o "astral", tinham a preferência do Mestre Irineu.

O "Cruzeiro" é vivenciado pelos adeptos, tanto do ponto de vista teológico quanto ritual, como terceiro "evangelho" que (junto ao Velho e ao Novo Testamento) dá continuidade aos ensinamentos do "Pai Eterno", de "Jesus Cristo" e da "Virgem Mãe" na pessoa de Juramidã. Ele também é conhecido como "Evangelho da Floresta" (Silva,1996). Estes dados desenham nossa questão: trata-se de texto sagrado que contém ensinamentos de conduta moral e ritual. É obra do "produtor de religião", no dizer de Otto (1985), do mestre fundador de uma escola espiritual. Essa condição é exposta, entre outros, no hino dezesseis, terceira estrofe, que diz: "Ó minha/ Ó mãe do coração/ eu vivo nesta escola/ para ensinar os meus irmãos". A dimensão religiosa é vivenciada como espaço de aprendizagem e de ensino. Considera-se que toda a doutrina está contida nesse hinário, cuja origem é o "astral".

O confronto com o astral proporciona mergulho em realidades ontológicas perenes, processo de reencontro com o ser, sua "essência", seu destino, confronto com o mistério. Através dele é possível auto-examinar ações, estados e sentimentos. De fato, a importância do "livro santo" na "provisão de hormônios simbólicos" foi assinalada por Durand (1995:45).

O Cruzeiro, constituindo-se em modelo dos processos de descoberta do "ser verdadeiro", movimento que inclui identificação e subordinação ao ser divino, contém, de forma nítida o processo de constituição da identidade e legitimidade do "Mestre Ensinador", modo de ser "essencial" do Mestre Irineu. Seu hinário, portanto, mostra os desdobramentos e os temas principais de seu processo de auto-descoberta e, de legitimação dessa "verdade" frente ao grupo de adeptos e à sociedade envolvente. 

O hino número um, "Lua Branca", é o registro ontológico do "Cruzeiro" e, consequentemente, do culto ao Santo Daime. Esse hino permite ver a similitude do culto com a estrutura recorrente das religiões estudadas de um ponto de vista histórico-comparativo por Eliade (1992): trata-se de processo de substituição ou fusão de sacralidades mais distantes por sacralidades próximas. O hino "Lua Branca" registra a hierofania que funda "O Cruzeiro", ao mesmo tempo que seu simbolismo prolonga hierofanias anteriores onde, a partir da "Lua Branca", desdobra-se a epifania da "Deusa Universal", "Nossa Senhora da Conceição", "Rainha da Floresta".

Estabeleceremos para a análise do "Cruzeiro", não a leitura seqüencial, como o fato de começarmos pelo hino número um, "Lua Branca", poderia sugerir. Segundo o ponto de vista formado por nossa pesquisa, esse hinário, como os outros do culto ao Santo Daime, mostram-se heurísticos se abordados não apenas evolutivamente mas, considerados também, em suas interrelações temáticas. Durand (1988) também assinalou o "isotopismo" das imagens chamando-o de "constelações de imagens".

Para nós, a utilidade dessa classificação reside na identificação dos complexos temáticos, que, de acordo com Turner, tendem a aglutinar-se em torno de pólos semânticos opostos. Num polo, os referentes são fatos sociais e morais, no outro, são fatos fisiológicos (Turner,1974). Desse modo, no polo concernente aos fatos sociais e morais, temos os complexos temáticos "disciplina", "ensinar-aprender", e, no polo relativo aos fatos fisiológicos, portanto naturais, temos "ayahuasca", "mortos-morte", "natureza" e "cura-saúde-doença". São esses complexos temáticos que, ao nosso ver, constituem "O Cruzeiro" (3) transversalizando e estruturando a organização daimista. Vejamos os complexos relativos aos fatos naturais: 1) Ayahuasca(4) , 2) Mortos-morte(5) e, 3) Natureza(6) . As correspondências no polo dos fatos naturais, já citadas, relacionam-se claramente com o complexo do simbolismo lunar. Os temas que o extrapolam são concernentes tanto aos fatos naturais quanto aos fatos sociais e morais: 4) Disciplina(7) , 5) Ensinar-aprender(8)  , 6) Cura-saúde-doença(9) e, 7) Perdão.

FATOS SOCIAIS FATOS NATURAIS
1. Disciplina 4. Ayahuasca 
2. Ensinar-aprender 5. Mortos-morte
3. Perdão 6. Natureza
  7. Cura-saúde-doença

Podemos perceber que a extrapolação indicada é superficial, uma vez que em sua estrutura profunda, o polo semântico dos fatos sociais e morais encontra ressonância com o simbolismo lunar em seu aspecto regenerador porque os atos disciplinares, os de ensino-aprendizagem e de restabelecimento do perdão, são atos regenerativos, reparadores e concernentes as atitudes, ao ordenamento e apreensão do mundo e à cura do corpo e da alma.

O "Cruzeiro" é composto por cento e vinte e nove hinos(10) . Os hinos classificados sob a rubrica "ensinar-aprender", referem ao papel do professor e totalizam quarenta e seis hinos. Se, a eles acrescentarmos os vinte e cinco hinos classificados sob o tema "disciplina", por tratarem de intenções disciplinares movidas pelo professor, visando atingir àqueles que não aprendem, alcançaremos mais que a metade do total de hinos. Ressalta desses dados a importância do processo de constituição da identidade e legitimidade do "professor", o "Mestre Ensinador", "Chefe Império Rei Juramidã", bem como, a evidência de que a síntese de sua missão é regenerativa em suas múltiplas acepções de tornar a gerar, corrigir moralmente, reformar, reorganizar. Em sentido religioso, diz-se que ele veio "replantar as Santas Doutrinas", e no sentido social e humano, ele cura e consola pelo restabelecimento do poder. O "poder dos fracos" no dizer de Turner (1974:), dos pobres, dos humildes, e o poder "mágico", o poder do astral(11)

No hinário, vemos que a legitimidade do "Mestre Ensinador" se constrói pelo aprendizado com a Virgem Mãe, o professor aprende e ao mesmo tempo ensina porque aprendeu a obedecer o mando de quem o ordena a ensinar: a Virgem mãe, subordinada ao Pai Eterno. No "Cruzeiro" o termo escola não é metafórico, como poderíamos crer, presos a nossas próprias estruturas mentais que nos acostumam a reconhecer como "real" aquilo que identificamos como legítimo, nesse caso, o sistema oficial de ensino. Ocorre entretanto, que Irineu é Mestre Ensinador, sua "missão" é uma "escola" para o ensino espiritual. Sendo uma atualização do sentido sociológico de escola, possui dimensão cognitiva, produtora e reprodutora das categorias do pensamento que presidem e organizam a interiorização de normas e de disposições culturais, concernentes a ordem social que lhes dá origem, evidenciando seu caráter de "fatos de educação" e, portanto, "sistema de montagens simbólicas", instituídos por "técnicas corporais" (em sentido maussiano) sendo, assim, centro produtor de subjetividades (Durkheim, 1970; Mauss, 1974; Bourdieu e Passeron, 1975; Bourdieu, 1979), tratando-se em nosso caso, de subjetividade religiosa.

Do ponto de vista da subjetividade religiosa, quem é esse ser que se arvora o direito de ser seguido? Que se constitui em modelo de vida, de espírito e de vontade que assoma sobre outras vontades, estabelecendo seu domínio, seu império? Referenciados em Otto (1985) situamos Irineu na categoria "produtores de religião", eqüivalendo em nossa análise a "produtor de subjetividade". Subjetividade que, apesar de preexistente, produzida historicamente por uma "multiplicidade de agenciamentos sociais", guarda, ainda assim, singularidades como "parte das mutações de universos de valor e de universos históricos"(12). Visando indagar acerca das singularidades, inspiramo-nos em Bachelard (1989), para acrescentarmos o espelho metafórico que permita entrever o ser que ama a sua imagem a ponto de fazê-la amada, pois a hierofania, cuja modalidade remete para o complexo lunar, estabelece correspondências aquáticas. Esse dado nos permite relacionar a água à sua característica de superfície espelhante. Essa superfície é produzida por "Narciso", que constrói o espelho no qual se mira (seu hinário) para através dele ser mirado. É narcisismo "ativo", no dizer de Bachelard, por materializar a superfície espelhante que o reflete. A matéria de constituição de seu espelho é a lua branca, que desdobra seu complexo simbólico na senhora clara da proa de um barco; nas águas claras, na lua brilhante e na "Flor das Águas". É espelho feminino, espelho lunar, espelho das águas, espelho da Virgem Mãe, Deusa Universal, feita de lua branca e de águas claras.

Assim desenhado, o espelho nos devolve seus materiais constitutivos, sua substância imaginante, segundo Bachelard ou sua matéria hierofânica, segundo Eliade; ou, o "dispositivo maquínico" que produz sua subjetividade, conforme Guattari. Subjetividade capaz de nos remeter ao centro de criação do mundo, e, no limite da estrutura, nos colocar imersos na realidade ontológica do sagrado em sua modalidade lunar - a lua branca, à Deusa Universal, às águas primordiais e àquele que lhe deu vida e o vivifica: Irineu - Juramidã.

Compreender o narcisismo "ativo" significa participar do movimento de constituição do espelho, do processo de produção da subjetividade espelhante. Entender que o espelho não é apenas superfície refletora em sentido estático. Ao contrário, ele é dispositivo capaz de recriar àquele que o constitui, situando-o na busca de sua "imagem", sua subjetividade; e, qual um dispositivo maquínico ou "sistema de montagens simbólicas," replicar essa imagem-subjetividade em todos quantos nele venham mirar.

Irineu constituiu, a partir de suas sucessivas hierofanias, todo um dispositivo capaz de produzir subjetividade. Sua máquina de produção é composta de diversos elementos: os regulamentos, as hierarquias, o vestuário e seus adereços, a postura dos corpos, a bebida, o tipo de sociabilidade e, sobretudo, seu hinário. Visto que a bebida tem "poder inacreditável", dentro daquela "verdade" e conforme os seus "ensinos", nos marcos portanto de sua doutrina, a única capaz de gerar o "Daime verdadeiro". Trata-se de um dispositivo "territorializado" (Guattari e Rolnik: 1986), ou seja, relativo à "cultura da floresta" e circunscrito à uma corporação religiosa que se reconhece composta por daimistas do Mestre Irineu, Filhos de Juramidã. Entretanto, qual é o processo de constituição do imaginário que permite a realidade ontológica de Juramidã?

O pressuposto acerca do Sagrado, indica ser ele ato fundante de realidades ontológicas (Eliade, 1992). Sua manifestação é "doação" de conhecimento sobre aspectos da divindade que se manifestam nas estruturas do mundo. Ao manifestar-se, entretanto, o Sagrado limita-se, historiciza-se ganhando as especificidades do contexto para o qual se revela (Eliade, 1992). Temos então, universalidade, as múltiplas e variadas (re)manifestações do Sagrado, e seu limite, o contexto cultural que o atualiza.

Ao considerarmos as hierofanias, é interessante compreendermos seus elementos constituintes, sendo fundamental que existam homens dotados de predisposição para o Sagrado(13): o homem que corresponde ao seu passado simbólico e se encontra em rigorosa analogia com ele, podendo ser chamado futuro profético". O "passado simbólico" (no qual está inscrito o futuro simbólico da pessoa) opera articulando a interpretação do presente e lançando um "imperativo" que vai muito além das necessidades práticas e imediatas do homem.

O homem religioso, define-se como um homem desde sempre em busca do "Alto", em busca de Deus(14). A trajetória dessa busca é construída coletivamente, assinalada pelos momentos de contato com diferentes "communitas" (Turner,1974) religiosas presentes nas sociedades: na religiosidade familiar e pessoal e, juntando-se a outros "buscadores de Deus". Entre esses, devemos distinguir os "produtores de religião" (Otto, 1917: 165).

A novidade do Sagrado, manifesto em Raimundo Irineu Serra, fundador do culto ao Santo Daime, reside no fato de ele mesmo e sua obra, tornarem-se objeto de divinização. Falamos de novidade porque as plantas utilizadas no chá ayahuasca ou Santo Daime (Banisteriopsis caapi e Psychotria viridis) há muito são tidas por sagradas (em virtude do modo como suas potencialidades psicoativas são interpretadas nas sociedades indígenas que as usam) sem necessariamente tornar divinos àqueles que as utilizam ritualmente.

O paradoxo de toda hierofania, segundo Eliade (1992), permite que um objeto qualquer torne-se outra coisa, permanecendo ele mesmo. E exemplifica: "Para aqueles a cujos olhos uma pedra se revela sagrada, sua realidade imediata transmuda-se numa realidade sobrenatural" (1992: 15- 6).

Um produtor de religião, no sentido aqui adotado, deve ser considerado em duas dimensões: histórica e transcendental. A primeira, corresponde aos condicionamentos impostos por sua historicidade, e a outra, é aquela que a transcende. Temos então, Raimundo Irineu Serra que, migrando do Maranhão para o Acre, foi seringueiro e trabalhador em equipe de demarcação de fronteira, cabo da extinta Guarda Territorial e, no exercício das duas primeiras funções, teve contato com o uso que índios e outros habitantes da floresta fazem da "ayahuasca". No transcurso desses usos fundou uma comunidade religiosa e, segundo seus adeptos, curou doentes, consolou aflitos, alimentou e abrigou despossuídos; e, principalmente, foi "locus" de manifestação do Sagrado. Assim, em decorrência de diversas hierofanias sustentadas por práticas sociais, constitui-se a dimensão transcendente, divina, quando então, Irineu passa a ser também, o "Chefe Império Rei Juramidam", entretanto, qual a modalidade do Sagrado manifesto no imaginário que constitui Juramidã? Segundo Eliade (1992: 126), cada grupo de hierofania cósmica: "...revela uma estrutura particular da sacralidade da Natureza; ou, mais exatamente, uma modalidade do sagrado expressa por meio de um modo específico de existência no cosmos". A análise deve partir dos valores religiosos atribuídos aos objetos ou seres "... para que se compreenda [aquilo que eles], enquanto hierofanias, podem revelar aos homens..."(1992:126-7).

No caso do "Cruzeiro", o simbolismo cósmico lunar desdobra-se da "lua branca"(15), "senhora divina", deusa universal", "Rainha da Floresta"(16), para as águas(17), a terra(18), as plantas(19), os animais(20), as estrelas(21), o sol(22), o tempo (23), a morte e a oposição complementar; portanto, o conteúdo do simbolismo é multifacetado, em função de que: "Os símbolos possuem as propriedades de condensação (...) [e] polarização de significado [que é] multívoco e não unívoco..." (Turner, 1974: 70-1). A simbologia da morte encontra-se expressa em um conjunto de hinos cuja temática classificamos como sendo relativa à mortos-morte. Nesse núcleo encontra-se o hino que encerra "O Cruzeiro", o de número cento e vinte nove, "Eu Pisei na Terra Fria", que fala do retorno do corpo à terra mãe que o criou. Assinala a completude de uma obra que traz a marca existencial do autor, que afirma: "Do sangue das minhas veias eu fiz minha assinatura/ o meu espírito eu entrego a Deus/ e o meu corpo a sepultura". Significativamente, esse hino faz parte da liturgia da Missa, que é, sempre dedicada aos mortos. As oposições duais e complementares, relativas à masculino/feminino, também se fazem presentes e são tratadas por nós, como concernente ao simbolismo hierogâmico entre "Luz" e "Força" que por sua vez, é uma expressão da "coincidentia oppositorum" ou conciliação dos contrários.

A manifestação do sagrado vivida por Irineu portanto, tem por modalidade um simbolismo lunar capaz de formar um complexo simbólico coerente, pois toda hierofania pressupõe um sistema em que os significados de seus componentes são dados pela natureza do objeto hierofânico. O símbolo transforma seus componentes significativos porque, "... ao tornarem-se símbolos (...) esses objetos (...) deixam de ser fragmentos isolados para se integrar[em] num sistema ..." (Eliade, 1992: 369).

O simbolismo portanto, cumpre função unificadora, "revelando" a unidade subjacente que liga diferentes zonas do real, constituindo um sistema que permite a Eliade falar de "classes de hierofanias" - uraniana, lunar, vegetal... - o que nos faz supor, inspirados pela leitura de Bachelard, ser possível, por nosso turno, falarmos de uma matéria hierofânica, a exemplo da "lei das quatro imaginações materiais", lei que, segundo Bachelard, atribui à imaginação criadora um dos quatro elementos, fogo, terra, água e ar. Essa lei lhe permite: "... classificar as diversas imaginações [porque] para que um devaneio tenha prosseguimento, para resultar em uma obra escrita é preciso que ele encontre sua matéria" (Bachelard, 1989: 4). No mesmo sentido, Eliade indica que, a partir de um simbolismo hierofânico, forma-se um complexo solidário aos significados do símbolo que participou da manifestação do sagrado.

Em resumo: o que dizem os símbolos, aqui referidos, sobre o "Livro Sagrado" da religião do "Santo Daime? Eles nos falam do processo de constituição e legitimidade do "Mestre Ensinador" e, a "Lua Branca", enquanto símbolo dominante, funda o "regime da imagem" em sua "polaridade noturna" (Durand, 1988 e 1997), ao mesmo tempo em que prolonga hierofanias anteriores - a Deusa Universal - conciliando, também, os contrários, no casamento simbólico ou hierogamos sagrado entre a Virgem Mãe e o Pai Eterno, o cipó (Banisteriopsis caapi) e a folha (Psychotria viridis), a Força (princípio masculino) e a Luz (princípio feminino). O simbolismo lunar explicita, ainda, o "complexo temático" relativo à regeneração, desse modo, o "Santo Cruzeiro" é instrumento de recuperação, ordenamento e cura do mundo, do corpo e da alma.

 

Notas:

(1) Trabalho apresentado na XXI Reunião da Associação Brasileira de Antropólogos - ABA/ 1a. Reunião Internacional de Teoria Arqueológica na América do Sul. (GT. 05: Novas perspectivas antropológicas no campo do imaginário). Vitória /ES, 05-09 de abril de 1998. Publicado no Caderno de Criação. Ano VI (17), Porto Velho, abril, 1999.

(2) Doutora em Antropologia Social (USP), Professora do Departamento de Sociologia e Filosofia da Fundação Universidade Federal de Rondônia.

(3) Com certeza outras possibilidades classificatórias podem ser construídas. Em nosso caso, um mesmo hino pode participar de mais de um núcleo temático. Nosso critério e objetivo é perceber os temas que constituem O Cruzeiro e não necessariamente construir tipologia de hinos, até mesmo porque, um mesmo hino pode abordar mais de um tema.

(4) 6 hinos: Nº. 38, 46, 65, 117, 123, 124. 

(5) 7 hinos: Nº. 6, 7, 9, 14, 111, 128, 129. Não confundir o que chamamos núcleo temático "mortos-morte" com o hinário cantado nas missas - rito dedicado aos mortos - onde incluem-se alguns desses hinos e outros de hinários de membros da irmandade do CICLU, escolhidos por Irineu com essa finalidade.

(6) 13 hinos: Nº. 15, 24, 29, 46, 48, 50, 65, 71, 100, 101, 110, 126, 129.

(7) 19 hinos: Nº. 22, 45, 48, 55, 69, 73, 78, 80, 82, 91, 94,99, 103, 108, 111, 119, 123.

(8) 46 hinos: Nº. 10, 13, 16, 18, 19, 21, 26, 28, 30, 32, 37, 38, 40, 41, 42, 44, 47, 50, 54, 56, 59, 61, 62, 63, 65, 71, 73, 78, 79, 81, 83, 85, 86, 89, 90, 96, 98, 101, 102, 104, 105, 106, 109, 118, 124, 125.

(9) 8 hinos: Nº. 75, 87, 88, 93, 104, 114, 116, 122.

(10) Existem 3 outros hinos apenas musicados, que segundo daimistas antigos, a letra existe mas é conhecida de pou] Ou, outra versão, a letra nunca existiu e nesse caso, mestre Irineu teria recebido apenas a música dos hinos. Deste modo, o que circula entre os daimistas são os 129 hinos.

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(11) O astral é categoria relativa a magia européia e designa estado de consciência que possibilita a percepção das realidades invisíveis à exemplo dos espíritos, dos elementais e das premonições. O assunto é vasto, multifacetado e perpassa todo o campo das diferentes escolas esotéricas.

(12) Cf. GUATTARI e ROLNIK (1986), para as noções de "produção de subjetividade", "agenciamentos sociais", "subjetividade" e "mutações de universos de valor".

(13) Irineu veio de família religiosa e também seu pedido para a Rainha da Floresta foi para ser o maior curador do mundo. além de ter sido, por muitos anos, filiado ao Círculo Esóterico da Comunhão do Pensamento e, ao que parece, por menos tempo, à Ordem Rosacruz.

(14) Vemos em Otto (1917:164), a confirmação desta hipótese: "A história da religião só pode ser a história de um espírito qualificado para a religião".

(15) Hierofania que funda ontológicamente o hinário "O Cruzeiro" - Hino Nº. 1: "Lua Branca".

(16) Hino Nº. 48: "Rainha da Floresta".

(17) Hino Nº. 126: "Flor das Águas".

(18) 18 - Hino Nº. 100: "Sou Filho da Terra".

(19) Hino Nº. 38: Flor de Jagube" (Jagube é o nome do cipó - Banisteriopsis Caapi - componente do chá Santo Daime.

(20) Hinos Nº. 26: "Leão Branco" e 69: "Passarinho".

(21) Hinos Nº.13: "Estrela D' Alva", 34: "Estrela Brilhante", 35: "Santa Estrela", 41: "Estrela D' Água", 47: "Sete Estrela", 56: "Santa Estrela", 75: "As Estrelas" e 88: "Chamo Estrela".

(22) Hino Nº. 29: "Sol, Lua, Estrela".

(23) Hino Nº. 71: "Chamo o Tempo".

 

BACHELARD, Gaston. A água e os sonhos: ensaio sobre a imaginação da matéria. São Paulo, Martins Fontes, 1989.

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Publicado em: 11/08/2008

Autor: Arneide Bandeira Cemin

Fonte: br.monografias.com



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